Inundações deixam pelo menos 30 mortos nas Filipinas

Publicado em 30/12/2014 - 08:33 Por Da Agência Lusa - Manila

Pelo menos 30 pessoas morreram na sequência das inundações e consequentes deslizamentos de terras, provocados pela tempestade tropical Jangmi que atinge o Sul e o Centro das Filipinas, pelo segundo dia, informaram as autoridades.

Milhares de pessoas foram retiradas antes da chegada da tempestade tropical. A maioria deve regressar para casa hoje (30) à medida que as águas forem abaixando. Dez voos com partida ou chegada nas áreas afetadas previstos para hoje foram cancelados.

Com ventos de 65 quilômetros por hora, a tempestade tropical deve abandonar a região central das Filipinas depois da meia-noite de amanhã (31), antes de passar na ponta sul da Ilha de Palawan quando deve deixar o país na quinta-feira (1º), segundo o Departamento de Meteorologia.

As Filipinas são atingidas anualmente por cerca de 20 tempestades tropicais. No início deste mês, o Tufão Hagupit fez 18 mortos depois de ter afetado províncias da área central do arquipélago, com ventos de 210 quilômetros por hora.

Um ano antes, o super Tufão Haiyan – o mais forte a tocar terra – deixou um rastro de 7.350 mortos e desaparecidos na mesma região.

Últimas notícias