Polícia mata jovem negro em localidade perto de Ferguson

Publicado em 24/12/2014 - 11:12 Por Da Agência Lusa - Washington

Um policial norte-americano matou hoje (24) um jovem negro que estava armado em Berkeley (Missouri, Estados Unidos), uma localidade perto de Ferguson, cenário de violentos protestos da população afro-americana nos últimos meses, segundo os meios de comunicação locais.

Segundo a polícia, o homem estava armado e apontou a arma quando o agente se aproximou dele e de outro individuo, em uma ronda de rotina a uma bomba de gasolina.

“Temendo pela sua vida, o agente de Berkley fez vários disparos, atingindo o homem e matando-o”, disse o porta-voz da polícia do Condado de Saint Louis, Brian Schellman, em comunicado divulgado na rede social Twitter.

Berkeley situa-se muito perto de Ferguson, onde, em agosto passado, um policial branco matou o adolescente desarmado Michael Brown, o que desencadeou protestos por todo o país contra os métodos e o racismo da polícia.

O Departamento Policial do Condado de Saint Louis está fazendo uma investigação sobre o incidente, disse Schellman, acrescentando que a arma do jovem morto foi recuperada no local do incidente.

O porta-voz disse ainda que não podia divulgar a identidade do morto, mas meios de comunicação locais identificaram-no como Antonio Martin, de 18 anos.

Pouco depois do incidente, dezenas de pessoas dirigiram-se ao local, onde gritaram palavras de ordem contra a polícia, que se encontrava no local.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias