Tunísia realiza neste domingo segundo turno da eleição presidencial

Publicado em 21/12/2014 - 10:52 Por Da Agência Lusa - Túnis

O líder do partido laico Nidaa Tounès, Béji Caïd Essebsi, de 88 anos, e o atual presidente, Moncef Marzouki, de 69 anos, disputam neste domingo (21) o segundo turno das eleições presidenciais na Tunísia. Cerca de 5,3 milhões de eleitores estão habilitados para votar.

Segundo as pesquisas, Essebsi é o favorito. No primeiro turno, realizado no dia 23 de novembro, ele ficou com 39,46% e Marzouki, com 33,43%.

É a primeira vez, desde a independência, em 1956, que os tunisianos escolhem livremente o presidente do país.

A vitória de Essebsi no primeiro turno cnsolidou os resultados obtidos nas eleições legislativas pelo partido dele, uma coligação heterogênea de militantes de esquerda, sindicalistas, empresários e antigos membros do regime, unidos pela oposição aos islamitas do partido Ennahda.

Essebsi disputa a Presidência com seu histórico opositor Moncef Marzouki, que viveu anos no exílio na França e voltou à Tunísia após a revolução de 2011, sendo eleito presidente interino pela Assembleia Constituinte.

A eleição de hoje encerra o ciclo de transição política iniciado com a revolução de 2011 que depôs Zine el Abidine Ben Ali, que estava no poder há 23 anos.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.