Localizada fuselagem do avião da AirAsia que caiu no Mar de Java

Publicado em 14/01/2015 - 11:05 Por Da Agência Lusa - Cingapura

Um navio de Cingapura encontrou a fuselagem do avião da AirAsia que caiu no mar, no final de dezembro, com 162 pessoas a bordo, anunciou o ministro da Defesa, Ng Eng Hen. O ministro escreveu na sua conta no Facebook ter sido informado de que um dos navios cingapurenses envolvidos nas buscas, o MV Swift Rescue, “localizou a fuselagem do avião da AirAsia no Mar de Java”.

AirAsia

Encontrada a fuselagem do avião da AirAsia que caiu no Mar de Java, em dezembroAirBus/Direitos Reservados

Ele acrescentou que imagens recolhidas por um veículo operado remotamente “mostram parte da asa e das letras na fuselagem”.

A publicação do ministro inclui fotos tiradas debaixo da água em que são visíveis as palavras now (agora) e everyone (todo mundo), aparentemente parte do slogan da companhia - "Now everyone can fly" (Agora todo mundo pode voar) – pintado nos aviões. “Informamos a autoridade indonésia de buscas que agora pode iniciar as operações de resgate”, escreveu.

A localização da fuselagem do Airbus 320-200 era considerada decisiva porque as autoridades acreditam que os corpos da maioria das vítimas estejam presos dentro dela. Até o momento, apenas 48 corpos foram recuperados.

“O acidente foi um acontecimento trágico que se traduziu na perda de muitas vidas. Espero que, com a fuselagem localizada, possa de alguma forma ser aliviada a dor das famílias das vítimas”, acrescentou. As caixas-pretas do avião já foram recuperadas e a sua análise pode permitir saber a causa do acidente.

O avião que fazia o voo 8501 da AirAsia caiu no Mar de Java em 28 de dezembro quando fazia um voo da cidade indonésia de Surabaya para Cingapura.

Últimas notícias