Brasileiro acusado de terrorismo será extraditado da Bulgária para a Espanha

Publicado em 05/01/2015 - 20:37 Por Danilo Macedo - Brasília

A Justiça da Bulgária decidiu hoje (5) extraditar para a Espanha o brasileiro Kaique Guimarães, de 18 anos, e mais dois marroquinos. Os três foram detidos pela polícia búlgara no dia 15 de dezembro. De acordo com a imprensa local, que divulgou a decisão do tribunal do distrito de Haskovo, eles são acusados de deixar o território espanhol, onde vivem, para se juntar à organização terrorista Estado Islâmico.

A polícia espanhola afirma ter indícios suficientes de que os jovens foram recrutados pelo Estado Islâmico e se juntariam ao grupo terrorista na Síria. Por isso, pediu a extradição. À Justiça da Bulgária, os jovens negaram envolvimento com terrorismo e disseram que apenas viajariam de férias para a Grécia e a Turquia e, sem seguida, retornariam à Espanha.

Por conta da burocracia legal, a transferência dos três deve ocorrer entre sete e dez dias. Apesar de não terem chegado à Síria, na Espanha, eles poderão ser julgados por associação ao terrorismo. O Itamaraty informou que está acompanhando o caso e chegou a visitar o brasileiro onde ele está detido na Bulgária.

A família do jovem, no entanto, pediu para que sua privacidade fosse preservada e o órgão não fornecesse mais informações.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias