Canadá faz marcha silenciosa para homenagear vítimas de atentados em Paris

Publicado em 11/01/2015 - 10:35 Por Da Agência Brasil - Montreal (Canadá)

Manifestação silenciosa em Montreal lembra vítimas de atentado na França Iara Falcão Genovese/EBC

Manifestação silenciosa em Montreal lembra vítimas de atentado na França Iara Falcão Genovese/EBC

Em Montreal, segunda metrópole do Canadá, com mais de 1,5 milhão de habitantes, uma marcha silenciosa foi marcada para este domingo, às 11h (14h, em Brasília), em homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris e pela defesa dos valores republicanos. Montreal é a principal cidade da província de Quebec, ex-colônia francesa, e onde o idioma francês é a língua mais usada pela população de quase 8 milhões de pessoas.

A marcha está sendo organizada pela comunidade francesa na cidade canadense, representada pelo Coletivo “Je suis Charlie Montréal”, com o apoio e a participação do cônsul-geral da França, Bruno Clerc. Os manifestantes partirão de um dos principais pontos turísticos de Montreal, a Praça das Artes, e seguirão até o consulado francês, onde farão um minuto de silêncio.

O cortejo ocorre no mesmo dia da grande marcha republicana na capital francesa, para a qual diversos líderes mundiais foram convidados. O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, será representado pelo ministro da Segurança Pública, Steven Blaney, acompanhado do representante de Quebec em Paris, Michel Robitaille.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias