Cidade da Colômbia entra em alerta devido aos casos de chikungunya

Publicado em 04/01/2015 - 11:47 Por Da Agência Lusa - Bogotá

Autoridade da cidade de Medellín, no Noroeste da Colômbia, decretaram alerta sanitário na tentativa de controlar a propagação da febre chikungunya, doença viral transmitida por mosquitos.

A decisão foi tomada depois de se terem sido identificados 600 casos suspeitos da doença no departamento de Antioquia, incluindo cerca de 100 detectados em Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.

A febre chikungunya é doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos infectados – incluindo o Aedes aegypti e o Aedes albopictus.

Pelo menos dez dos casos registrados em Medellín são importados.

“Temos um alerta de saúde dirigido a toda a rede hospitalar para que, perante a ocorrência de um caso, possamos intervir de imediato, fornecer mosquiteiros, providenciar o isolamento de um eventual paciente infectado com o vírus e proceder logo”, explicou o vice-presidente do município para a área da saúde, Juan Carlos Giraldo Salinas.

O alerta em Medellín demonstra a rápida propagação do vírus na Colômbia, que já registra 74.566 casos, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde do país. A maioria se concentra na região do Caribe, com o departamento de Bolívar, no Norte, tendo identificado pelo menos 29.677 ocorrências.

O alerta foi decretado na sequência das declarações do vice-ministro da Saúde, Fernando Ruiz Gómez, que advertiu para o risco de um novo pico de contágio entre a terceira semana de janeiro e todo o mês de fevereiro. Gómez não descartou, porém, a possibilidade de o número de casos continuar a aumentar depois desse período.

Em junho de 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a febre chikungunya estava se propagando por novas regiões do globo terrestre, tendo registrado a ocorrência do vírus em quase 40 países.

Últimas notícias