Presidente do COI diz a Dilma estar confiante na segurança das Olimpíadas no Rio

Publicado em 24/02/2015 - 21:17 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A presidenta Dilma Rousseff se encontrou nesta terça-feira (24) com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e ouviu dele palavras de entusiasmo e otimismo quanto à organização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ao sair da reunião, Bach elogiou a liderança de Dilma e a determinação das autoridades locais para a realização do evento.

Thomas Bach disse estar “inteiramente confiante de que os Jogos serão um evento seguro e o mundo inteiro se sentirá bem-vindo e seguro no Brasil”. "[Na abertura dos Jogos, no Rio de Janeiro], estaremos ultraempolgados pelo entusiasmo brasileiro, pela alegria de viver dos brasileiros, e tenho certeza de que estaremos ali num espírito de congraçamento, numa oportunidade de celebrarmos o festival da humanidade – um festival celebrado à moda brasileira”, completou.

O presidente do COI citou a cooperação promovida para que pequenas e médias empresas possam participar da organização dos Jogos, bem como na prestação de bens e provimento de serviços. “Observamos, inclusive, que 250 mil pessoas se apresentaram como voluntários, tanto do Brasil quanto de 200 países, apresentando-se como candidatos para atuar como voluntários dos Jogos”, avaliou. Thomas Bach observou a possibilidade de os brasileiros acompanharem, antecipadamente, as diferentes modalidades esportivas – não só pela televisão, mas também pessoalmente.

Segundo o ministro do Esporte, George Hilton, foi pactuado, na última reunião interministerial de preparação dos Jogos, que o governo federal vai arcar com as despesas dos equipamentos esportivos e com a geração de energia. "[Este] era um ponto de atenção, que havia por parte da Rio 2016.”

“A presidenta tem, sobretudo, uma atenção muito especial para depois dos Jogos Olímpicos. É preciso que a gente estabeleça uma prática usual em todo o território nacional”, defendeu o ministro, citando a criação de 285 centros de iniciação ao esporte, em todo o país, até o fim deste ano. “Essa rede nacional de treinamento é o grande legado que queremos, e um legado imaterial, que é despertar na população brasileira a vontade de praticar esportes. Acreditamos que o Brasil dará um salto grande, não só na prática esportiva, mas também no esporte de base, no esporte social e comunitário”, afirmou o ministro.


Fonte: Presidente do Comitê Olímpico Internacional é recebido por Dilma

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias