Grécia quer programa transitório de recuperação econômica até final de maio

Publicado em 05/02/2015 - 16:24 Por Da Agência Lusa - Berlim

O ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis,  afirmou hoje (5) que pretende implantar um programa transitório "até final de maio", enquanto o país procura alcançar novo contrato com os parceiros europeus, que solucione "de uma vez por todas" a crise. Varoufakis fez as declarações em Berlim, em entrevista à imprensa ao lado do ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble.

A Grécia está sob assistência financeira internacional desde 2010, com dois empréstimos concedidos em conjunto pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (FMI), em troca de duras medidas de austeridade. Em dezembro, terminaria o programa de resgate europeu, que foi prorrogado até o final deste mês.

"Exigimos uma oportunidade para mostrar nossas propostas", disse o ministro grego, depois de afirmar que os parceiros não deram pouco. "Deram demasiado dinheiro" à Grécia, mas para um fim errado: "servir a uma dívida insustentável".

Varoufakis pediu aos alemães que confiem, pois o novo governo grego fará propostas "razoáveis", e não "manobras táticas".


Fonte: Grécia quer programa transitório até final de maio
Últimas notícias