Libertados três jornalistas da Al Jazeera, detidos por uso de drone em Paris

Publicado em 26/02/2015 - 17:51 Por Da Agência Lusa - Paris

Os três jornalistas da estação de televisão Al Jazeera, detidos ontem (25) por terem feito voar um veículo aéreo não tripulado (drone) em Paris, foram liberados hoje (26).

São dois britânicos e um belga. Enquanto um controlava o drone, outro filmava e o terceiro assistia, disse uma fonte policial, revelando que os jornalistas manobravam o aparelho apreendido no Bosque de Bolonha, uma zona alta da cidade de Paris, e foram detidos ontem (25), por volta das 14h30 (11h30 em Brasília).

O jornalista que manobrava o drone é o único que vai ser julgado em tribunal, em sessão na próxima semana, quando conhecerá sua sentença, já que o sobrevoo de drones sobre a capital francesa é proibido por lei, tendo a segurança na cidade sido reforçada após os ataques terroristas do mês passado à redação do jornal Charlie Hebdo.

A detenção dos jornalistas – de 34, 52 e 68 anos – ocorreu em um momento em que a polícia francesa está em estado de alerta na sequência de sobrevoos desses aparelhos sobre instalações nucleares (centrais, bases militares estratégicas) da Presidência francesa.

Em duas noites, segunda e terça-feira (23 e 24) passadas, foram vistos pelo menos cinco drones nos céus de Paris, o que levou à abertura de inquérito judicial.

O repórter que vai a julgamento tem 34 anos, é de origem britânica e integra a delegação da Al Jazeera em Paris. Foi ele quem recrutou os dois colegas, jornalistas independentes, para "fazer uma reportagem sobre a forma como os drones civis estão amplamente disponíveis" no mercado, disse ele em comunicado à estação de televisão internacional, baseada no Qatar.

"A Al Jazeera tem orgulho da credibilidade da sua produção e faz um esforço constante para fornecer informações completas e contextualizadas ao público", acrescenta a nota.


Fonte: Libertados três jornalistas da Al Jazeera em Paris, detidos por uso de drone
Últimas notícias