Líderes dizem que cessar-fogo na Ucrânia está sendo cumprido

Publicado em 15/02/2015 - 16:25 Por Da Agência Lusa - Lisboa

Os presidentes da França, François Hollande, da Rússia, Vladimir Putin, da Ucrânia, Petro Poroshenko, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, avaliaram hoje (15) que o cessar-fogo no leste da Ucrânia “foi em geral satisfatório, apesar de incidentes locais que devem ser corrigidos de forma rápida”.

A declaração, divulgada pela França em comunicado, foi feita após uma conversa telefônica entre os quatro líderes, horas após a entrada em vigor do cessar-fogo.

Os quatro chefes de Estado também decidiram “avançar na implementação dos próximos passos no âmbito do pacote de medidas adotadas em Minsk, em 12 de fevereiro”, de acordo com o comunicado.

Os passos, segundo o documento, são “a retirada das armas pesadas, monitoramento e verificação do cessar-fogo”. Também prevê o diálogo sobre os mecanismos para a realização de eleições locais de acordo com a legislação ucraniana.

Os quatro líderes “deram todo o seu apoio para que uma resolução do Conselho de Segurança aprove o pacote de medidas adotadas em Minsk”, de acordo com o texto francês.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.