Ex-diretor do FMI será julgado na França por explorar prostituição

Publicado em 02/02/2015 - 19:00 Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC na Europa - Copenhague
Atualizado em 02/02/2015 - 19:29

O ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) Dominique Strauss-Kahn, que chegou a ser cotado para a Presidência da França em 2011, compareceu hoje (2), em Lille, no Norte do país, ao primeiro dia de seu julgamento. Ele é acusado, junto com 13 pessoas, de "proxenetismo com agravante em grupo organizado". Proxenetismo é o ato de obter benefícios econômicos da prostituição de outras pessoas. O proxeneta é popularmente conhecido, no Brasil, como cafetão.

Strauss-Kahn chegou ao tribunal no início da tarde, acompanhado de três advogados de defesa. Ele deve ser ouvido na próxima semana, e a previsão é que o julgamento se estenda por todo o mês.

O ex-diretor do FMI é acusado de fazer parte de uma rede de prostituição montada por um grupo de amigos. Entre os réus estão empresários, um advogado, um policial e o dono de uma boate de sexo na Bélgica. Eles teriam participado de festas com prostitutas aliciadas mediante pagamento.

Os advogados de defesa de Strauss-Kahn afirmam que ele era adepto de orgias sexuais, mas não sabia que se tratava de prostitutas. Em 2013, os juízes responsáveis pelo caso decidiram indiciar o acusado. Se houver condenação, as penas podem chegar a dez anos de prisão e multas equivalentes a R$ 4,5 milhões.

David Lepidi, advogado do Grupo de Ação contra o Proxenetismo, organização não governamental que luta contra a exploração de prostitutas, acha que o julgamento é justo. “Não somos uma associação contra Dominique Strauss-Kahn, lutamos contra todas as formas de exploração da prostituição. Se, ao final dos debates, os elementos mostrarem que há razões para uma condenação, então a justiça será feita”, afirmou.

O caso ficou conhecido como o caso Carlton, em referência ao Hotel Carlton, em Lille, que fez parte das investigações policiais em 2011, quando a rede de prostituição foi descoberta. Antes disso, Strauss-Kahn foi detido nos Estados Unidos por suspeita de agredir sexualmente uma empregada de um hotel em Nova York.

*Matéria alterada às19h28 para alteração de informação


Fonte: Strauss-Kahn deve ser ouvido na próxima semana em julgamento por cafetinagem

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias