Pelo menos 18 civis foram mortos na Ucrânia antes do cessar-fogo

Publicado em 14/02/2015 - 12:24 Por Da Agência Lusa - Kiev

Pelo menos 18 civis morreram em ataques no Leste da Ucrânia ontem e hoje (14), horas antes do cessar-fogo que entra em vigor à meia-noite deste domingo. A informação é de militares ucranianos e rebeldes separatistas.

“O inimigo continua bombardeando cidades sem consideração”, disse uma fonte do quartel-general das forças ucranianas, acrescentando que nas últimas 24 horas pelo menos 14 civis morreram por fogo de artilharia lançado pelos separatistas.

As milícias pró-russas informaram que, ao mesmo tempo, na cidade de Donetsk morreram quatro civis em ataques ucranianos.

Segundo o Comando Militar de Kiev, os separatistas tentaram, de madrugada, tomar as posições das tropas governamentais na cidade de Debáltsevo, ponto estratégico de comunicação localizado na estrada que liga Donetsk e Lugansk, cidades controladas pelos pró-russos.

O cessar-fogo é o primeiro teste do compromisso do governo ucraniano com os separatistas por um plano de paz.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas se reunirá amanhã (15), em sessão de emergência, para reforçar o acordo de cessar-fogo firmado em Minsk para o Leste da Ucrânia. O Conselho deverá aprovar resolução apresentada pela Rússia reivindicando que as partes cumpram o cessar-fogo.

O acordo, firmado quinta-feira (12) na Cúpula de Minsk, na Bielorússia, pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e pelos presidentes da Ucrânia, Petro Porochenko, da França, François Hollande, e da Rússia, Vladimir Putin, prevê uma trégua para acabar com os conflitos na região.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias