Congresso venezuelano aprova lei que autoriza Maduro a governar por decreto

Publicado em 15/03/2015 - 19:23 Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil* - Brasília

O Congresso venezuelano, de maioria governista, aprovou neste domingo (15) a Lei Habilitante Anti-Imperialista, que autoriza o presidente Nicolás Maduro a governar por decreto em questões ligadas a segurança e defesa até o fim deste ano.

O objetivo, segundo o governo venezuelano, é “assegurar a soberania e a paz do país", consideradas ameaçadas perante os Estados Unidos. A lei, enviada ao Congresso por Maduro, foi aprovada pela maioria em sessão extraordinária.

Após a aprovação, parlamentares governistas fizeram a entrega simbólica da lei a Maduro no Palácio Miraflores, sede o Executivo venezuelano.

Um dos quatro artigos do texto aprovado hoje dá ao presidente poderes para “reformar leis no âmbito da liberdade, igualdade, justiça e paz internacional, da independência, da soberania, da integridade territorial e da autodeterminação nacional”.

A lei também fala em proteção do povo venezuelano da “ingerência de outros países” e da “atuação de entes econômicos transnacionais”.

Na semana passada, o presidente norte-americano Barack Obama declarou que existe uma situação de “emergência nacional” nos Estados Unidos por causa do “extraordinário risco” que a Venezuela representa para a segurança norte-americana.

Obama ordenou ainda a aplicação de novas sanções a sete altos responsáveis venezuelanos, a quem acusa de violação dos direitos humanos. Entre os funcionários, estão o diretor-geral dos Serviços Secretos e o diretor da Polícia Nacional. As sanções incluem a proibição de entrada nos Estados Unidos e o congelamento de bens. As sanções foram condenadas pela Unasul. 

*Com informações da Agência Venezuelana de Notícias 

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias