Diretor da CIA diz que Irã terá "enormes custos" se insistir em programa nuclear

Publicado em 22/03/2015 - 16:57 Por Da Agência Lusa - Washington

O diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos, John Brennan, advertiu hoje (22) que se o Irã continuar a desenvolver armamento nuclear e recusar um acordo internacional terá "enormes custos e consequências". "Creio que sabem que terão enormes custos, consequências e implicações se decidirem continuar", disse Brennan em entrevista a uma rede de televisão.

As declarações do chefe da CIA ocorrem após a intensificação do diálogo entre o Irã e os representantes do Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia mais a Alemanha), nas últimas semanas, para chegar a um acordo sobre o programa nuclear iraniano antes de 31 de março. Neste fim de semana, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, foi a Londres a fim de analisar, com os governos britânico, francês e alemão, os avanços conseguidos durante uma semana de negociações na Suíça sobre o programa nuclear do Irã.

Durante a entrevista, o diretor da CIA disse que os Estados Unidos têm "um número de opções disponíveis para evitar que o Irã consiga uma bomba atômica" e reiterou o compromisso expresso pelo presidente Barack Obama de evitar que Teerã desenvolva armas nucleares.

Últimas notícias