Negociações sobre reforma grega começam na próxima quarta-feira

Publicado em 09/03/2015 - 19:38 Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Copenhague

Representantes do governo grego e especialistas da chamada troika, composta pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional iniciam quarta-feira (11), em Bruxelas, negociações sobre as reformas propostas pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras no dia 23 de fevereiro.

O chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje (9), após reunião com ministros da Fazenda da zona do euro, que já se perdeu muito tempo tentando definir quem participará das negociações e onde elas serão realizadas.

O recém-eleito governo grego, que tinha prometido durante campanha eleitoral abandonar as negociações com a troika, vinha tentando evitar que a reunião para discussão das reformas ocorresse em Atenas, por causa do desgaste político que o evento poderia gerar. A estratégia gerou atraso nas negociações, o que desagradou a ministros da zona do euro.

Dijsselbloem enfatizou que as reformas são condição para a liberação de novos fundos de emergência para a Grécia. “Não há conversa sobre desembolsos se não houver acordo e se as reformas não forem implementadas.”

Entre as reformas propostas pela Grécia estão o combate à evasão de impostos e à corrupção e a redução de 16 para 10 do número de ministérios, diminuindo os gastos do setor público.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias