Tunísia:presidente diz que terceiro terrorista de atentado a museu está foragido

Publicado em 22/03/2015 - 11:25 Por Da Agência Brasil* - Brasília

O presidente da Tunísia, Beji Caid Essebsi, declarou hoje (22) à televisão Itele e à rádio Europe 1 que um terceiro autor do atentado ao Museu Nacional do Bardo, em Túnis, que causou 21 mortes, está foragido. “Seguramente eles eram três [os autores do atentado]. Dois foram executados, mas há um que permanece foragido”, declarou o presidente.

Na última quarta-feira (18), homens armados mataram 20 turistas estrangeiros e um guarda tunisiano, durante um ataque no Museu Nacional do Bardo. Este foi o primeiro reconhecimento de que havia três atacantes. Os dois atacantes mortos pelas forças de segurança foram identificados como Jabeur Khachnaoui e Yassine Laabidi.

Ontem (21), Essebsi admitiu falhas de segurança que facilitaram o ataque ao museu. O presidente disse à revista francesa Paris Match que “houve falhas” e que a polícia e as forças de segurança tunisinas “não estavam organizadas o suficiente para garantir a segurança do museu”.

A responsabilidade pelo atentado foi reivindicada pelos jihadistas do Estado Islâmico. O secretário de Estado tunisiano para a Segurança afirmou que os dois autores do atentado mortos receberam treinamento militar na Líbia.

O ataque ao Museu Nacional do Bardo foi o mais grave contra estrangeiros na Tunísia desde o atentado suicida contra uma sinagoga em Djerba, em que morreram 14 alemães e dois franceses, além de cinco tunisianos, em 2002, reivindicado pela Al Qaeda.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias