OMS: ebola já matou mais de 10 mil pessoas na África Ocidental

Publicado em 12/03/2015 - 17:51 Por Da Agência Lusa - Genebra

A epidemia de ebola já fez mais de 10 mil mortes na África Ocidental, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados foram atualizados terça-feira (10) e divulgados hoje (12). Os três países mais afetados pelo vírus do ebola foram Serra Leoa, Guiné-Conacri e Libéria.

Segundo a OMS, os três contabilizaram 10.004 mortes entre os 24.350 casos registrados desde que a epidemia surgiu na África Ocidental.

Um estudo publicado nesta quinta-feira na revista especializada norte-americana Science alertou que a epidemia de ebola poderá potencializar os casos de sarampo e de mortalidade infantil na África Ocidental. Segundo peritos, os hospitais da região foram sobrecarregados com o combate ao ebola e não conseguiram cumprir calendários e procedimentos de vacinação.

O trabalho alertou para a possibilidade da ocorrência de mais 100 mil casos de sarampo, além dos 127 mil já previstos, entre crianças que não foram vacinadas na Guiné-Conacri, Serra Leoa e na Libéria.

“Os efeitos secundários do ebola nas taxas de infeção de sarampo e de outras doenças infantis podem também ser devastadores com relação à perda de vidas humanas”, disse Justin Lessler, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins e principal autor do estudo.

Últimas notícias