Brasil condena execuções na Líbia feitas pelo Estado Islâmico

Publicado em 20/04/2015 - 10:41 Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Brasil condenou a execução, pelo grupo radical Estado Islâmico, de homens identificados como cristãos etíopes que foram capturados na Líbia. "O atroz assassinato de cristãos etíopes na Líbia, tornado público ontem [19], e o atentado terrorista no último sábado [18] em Jalalabad, no Afeganistão, que resultou em dezenas de mortos e feridos, denotam absoluta falta de respeito aos direitos humanos mais básicos e são afrontas diante das quais a comunidade internacional não pode se calar", diz nota divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Itamaraty.

No documento, o governo brasileiro "reitera sua repulsa à intolerância religiosa e ao terrorismo, qualquer que seja sua origem ou justificativa".

Ontem (19), um vídeo  de 29 minutos divulgado em sites jihadistas, mostra um grupo de pelo menos 12 homens sendo degolados em uma praia e outro grupo, de 16 homens, mortos a tiros em área deserta. Em fevereiro, o grupo jihadista tinha divulgado outro vídeo mostrando a decapitação de 21 homens, a maioria egípcios coptas, em uma praia, numa encenação parecida com a das imagens divulgadas nesse domingo.

Um homem vestido de negro aparece falando em inglês sobre a batalha entre "a fé e a blasfêmia", e os condenados são apresentados como membros "da igreja etíope inimiga". O Estado Islâmico assumiu o controle de parte dos territórios da Síria e do Iraque, onde proclamou um califado e onde tem multiplicado os abusos, utilizando os vídeos como armas de propaganda.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias