Antes de cúpula, líderes norte-americano e cubano têm encontro histórico

Publicado em 10/04/2015 - 10:19 Por Da Agência Lusa - Cidade do Panamá

Os chefes da diplomacia dos Estados Unidos e de Cuba, John Kerry e Bruno Rodriguez, se reuniram na noite de ontem (9) na Cidade do Panamá, na véspera da Cúpula das Américas, protagonizando um encontro histórico.

O Departamento de Estado norte-americano publicou fotografia, em sua conta na rede social Twitter, mostrando um aperto de mão entre o secretário norte-americano e o ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, no primeiro encontro entre chefes da diplomacia das duas nações em mais de meio século.

Segundo fontes diplomáticas norte-americanas, a última reunião entre chefes da diplomacia dos Estados Unidos e de Cuba remonta a setembro de 1958.

Outra fotografia, também divulgada pelo Departamento de Estado norte-americano, mostra Kerry e Rodríguez sentados e conversando em companhia de funcionários de ambos os países.

Até o momento, nem o governo nem a imprensa cubana divulgaram qualquer informação sobre o encontro histórico.

A expectativa é que os presidentes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raúl Castro, reúnam-se durante a Cúpula das Américas. A Casa Branca informou que não há, até o momento, uma reunião bilateral programada, mas que os dois líderes terão algum tipo de encontro.

Últimas notícias