OMS contabiliza 944 mortos e mais de 3 mil feridos no Iêmen em um mês

Publicado em 21/04/2015 - 12:24 Por Da Agência Lusa - Genebra

O conflito no Iêmen já matou 944 pessoas e deixou 3.487 feridas desde o dia 19 de março, segundo novo balanço divulgado hoje (21) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com a OMS, os dados são do dia 17 de abril.

O balanço foi elaborado a partir de dados fornecidos por estabelecimentos de saúde no país. Para a OMS, o número real de vítimas do conflito é provavelmente superior, pois muitas não recorrem aos hospitais para tratamento. O balanço não distingue civis e membros das forças em conflito.

Uma coligação militar de países árabes sunitas liderada pela Arábia Saudita lançou no fim de março uma ofensiva aérea contra milícias xiitas huthis do Iêmen que, em fevereiro, tomaram a capital, Sanaa.

A falta de segurança no país levou a Organização Internacional das Migrações (OIM) a anunciar hoje a suspensão temporária da retirada de estrangeiros do Iêmen.

A organização informou que, desde o início da operação de retirada de estrangeiros, no dia 12 de abril, mais de 400 pessoas foram enviadas a Cartum, no Sudão.

De acordo com o porta-voz Joel Millman, ainda há no Iêmen cerca de 16 mil estrangeiros que desejam sair do país.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias