Diplomacia dos EUA confirma participação de Obama na Cúpula das Américas

Publicado em 04/04/2015 - 11:26 Por Da Agência Lusa - Washington

Presidentes de Cuba, Raúl Castro, e dos Estados Unidos, Barack Obama

Os presidentes Raul Raúl Castro e Barack Obama vão interagir, mas não devem se reunir para tratar da reabertura de embaixadas Arquivo Agência Brasil

O Departamento de Estado norte-americano confirmou hoje (4) a participação do presidente Barack Obama na reunião da Cúpula das Américas, marcada para os dias 10 e 11 de abril, na cidade do Panamá. De acordo com a diplomacia dos Estados Unidos, durante o encontro, Obama deve interagir com o presidente de Cuba, Raúl Castro, embora não esteja programada uma reunião bilateral.

"Ao decidir participar da reunião, o presidente Barack Obama sabia que Cuba tinha sido convidada e que haveria uma interação. Os dirigentes estarão juntos a maior parte do tempo. Haverá, portanto, um intercâmbio com Raúl Castro", declarou a secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson.

Segundo ela, além do encontro bilateral com o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, nenhuma outra reunião está programada. "Portanto, não sei exatamente que tipo de interação ocorrerá", acrescentou.

A Cúpula das Américas, com a presença de 34 chefes de Estado, assume um destaque particular por ocorrer após o anúncio histórico, em 17 de dezembro, da restauração das relações diplomáticas entre Washington e Havana, depois de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria.

Em janeiro, fevereiro e março, representantes dos dois países participaram de encontros oficiais para o restabelecimento das relações diplomáticas e reabertura das embaixadas. A intenção do governo norte-americano era reabrir a chancelaria em Havana antes da Cúpula das Américas. Cuba faria o mesmo com a embaixada em Washington.

Entretanto, o Departamento de Estado indicou ser pouco provável que as embaixadas sejam reabertas até a reunião.

Últimas notícias