Após naufrágio, guarda italiana recolhe nove corpos e socorre 144 imigrantes

Publicado em 13/04/2015 - 06:40 Por Da Agência Lusa - Roma

A Guarda Costeira italiana recuperou hoje (13) os corpos de nove imigrantes e socorreu 144 pessoas que viajavam para a Itália a bordo de uma embarcação que afundou a 80 milhas da costa da Líbia. A Guarda Costeira disse à agência de notícias espanhola EFE que continuava na área do acidente para tentar encontrar desaparecidos.

A nacionalidade e identidade dos mortos e dos sobreviventes não foram divulgadas, nem o número total de pessoas que se encontravam na embarcação. Os sobreviventes seguiram, com a Marinha italiana, para a Sicília, onde deverão chegar nas próximas horas.

Nesse domingo (12) à noite, a Guarda Costeira anunciou ter socorrido 2.782 pessoas durante o fim de semana, mais de 1,1 mil só no domingo. Mais de mil já tinham sido socorridas na sexta-feira. Os imigrantes, procedentes sobretudo da África Subsaariana (Eritreia e Mali) e do Médio Oriente (especialmente da Síria e do Iraque), procuram entrar na Europa.

O número de imigrantes que atravessam o Mediterrâneo continua a aumentar, com a melhoria das condições meteorológicas registrada nas últimas semanas. Em 2014, 276 mil pessoas entraram ilegalmente na União Europeia – três vezes mais que no ano anterior. Dessas, 220 mil chegaram pelo Mediterrâneo, de acordo com a Agência Europeia de Controle das Fronteiras (Frontex).

Últimas notícias