Polícia da África do Sul faz operação para conter violência contra imigrantes

Publicado em 23/04/2015 - 09:50 Por Da Agência Lusa - Joanesburgo

A polícia sul-africana, apoiada pelo Exército, desencadeou hoje (23) uma nova operação em um subúrbio de Joanesburgo para evitar mais violências contra imigrantes moçambicanos, em uma manifestação no centro da cidade.

Dezenas de polícias iniciaram à meia-noite buscas rigorosas no bairro de Alexandra. A porta-voz da polícia, Noxolo Kweza, informou que tinham sido detidas duas pessoas, uma por posse ilegal de uniforme militar e outra por comércio ilegal de álcool. Enquanto os policiais batiam às portas, militares vigiavam os acessos ao local e um helicóptero sobrevoava a área.

Esse township (cidade criada nos subúrbios para habitantes negros no tempo do apartheid) é o mais antigo de Joanesburgo. Pelo menos 400 mil pessoas vivem amontoadas na região que é considerada o local mais perigoso da cidade.

Foi em Alexandra que um moçambicano foi golpeado no olho, sábado (18). Ele foi a última vítima da violência contra os imigrantes registrada até o momento. Oficialmente sete pessoas morreram e milhares estão refugiadas desde o início de abril, em Durban e em Joanesburgo.

Associações e sindicatos apelaram para a realização de uma grande manifestação hoje em Joanesburgo para dizer não à xenofobia. Os organizadores esperam pelo menos 30 mil pessoas.

Para fugir dos altos índices de pobreza em Moçambique, a população, principalmente a mais jovem das zonas rurais do Sul do país, emigra ilegalmente para a África do Sul à procura de melhores condições de vida no país vizinho, uma das economias mais desenvolvidas da África.

Últimas notícias