Presidente do Eurogrupo avalia que há avanços nas negociações com a Grécia

Publicado em 21/04/2015 - 16:14 Por Da Agência Lusa - Haia (Holanda)

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, considerou hoje (21) que há avanços nas negociações com a Grécia sobre as medidas orçamentais que permitirão a Atenas receber financiamento e cumprir suas obrigações financeiras.

"Nas últimas semanas, vimos avanços nas negociações e isso nos dá razões para estarmos otimistas", disse Dijsselbloem, ministro das Finanças da Holanda. "Se trabalharmos sério, chegaremos a um acordo nas próximas semanas e o programa avançará", acrescentou.

Os credores querem que o governo grego se comprometa com uma lista de reformas, antes de ser desbloqueada a tranche (divisão de contratos) de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo internacional concedido ao país.

O governo liderado pelo Syriza (esquerda radical), que assumiu no fim de janeiro com discurso de oposição à austeridade, é pressionado para adotar mais medidas contrárias às promessas anteriores.

Sobre a possibilidade de um acordo antes do fim do mês, Dijsselbloem informou que é possível, "mas, se for necessário, demoramos mais algumas semanas".

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.