Preso por suspeita de corrupção presidente da segunda maior petrolífera da China

Publicado em 27/04/2015 - 19:24 Por Da Agência Lusa - Pequim

A prisão, por suspeita de corrupção, do presidente da Empresa Estatal Química e Petrolífera da China (Sinopec), a segunda maior empresa de petróleo e a principal refinadora chinesa, Wang Tianpu, foi anunciada hoje (27) pelas autoridades do país.

Em comunicado divulgado em sua página na Internet, a Comissão Central de Inspeção e Disciplina do Partido Comunista da China informou que Wang está sendo investigado por “sérias violações da lei e disciplina do partido”, um eufemismo usado por norma para designar a corrupção.

O portal de notícias chinês Caixin publicou que Wang supostamente abusou do seu poder para dar contratos da Sinopec a familiares e amigos e “fazer favores” a Zhou Bin, o filho do ex-ministro da Segurança Pública, que caiu em desgraça, Zhou Yongkang.

Wang ascendeu à presidência da Sinopec em 2011. Em 2014, juntamente com outros executivos, foi responsabilizado pela explosão de um oleoduto na cidade costeira de Qingdao, que provocou a morte de 62 pessoas e ferimentos em 136, em novembro de 2013.

O anúncio da investigação sobre Wang ocorre quando as autoridades chinesas centram a campanha anticorrupção no setor da energia, depois de milhares de políticos serem acusados, inclusive alguns dos principais comandantes militares.

Em março, o governo anunciou uma investigação similar contra o vice-presidente da maior petrolífera do país, a estatal Empresa Nacional de Petróleo da China (Petrochina), Liao Yongyuan.

Últimas notícias