Boca de urna mostra conservadores à frente, mas sem maioria na eleição britânica

Publicado em 07/05/2015 - 20:41 Por Giselle Garcia - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Copenhague

Pesquisa de boca de urna divulgada hoje (7) pela rede BBC sobre as eleições gerais no Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) indica que o Partido Conservador, liderado por David Cameron, deve alcançar maioria na Câmara dos Comuns, com 316 representantes, contra 239 do Partido Trabalhista, de Ed Miliband.

O Partido Nacional Escocês, segundo o levantamento, pode conquistar 58 lugares, seguido pelo Liberal Democrata, com 10 eleitos. O Partido Independente do Reino Unido (Ukip, da sigla em inglês) e o Partido Verde aparecem com dois parlamentares cada.  O Plaid Cymru, partido de centro-esquerda do País de Gales que defende a independência galesa, aparece com quatro lugares.

O resultado oficial será divulgado amanhã (8), mas já é possível prever que nem conservadores nem trabalhistas conseguirão, sozinhos, alcançar mais da metade dos 650 assentos da Câmara dos Comuns para garantir a governabilidade. Agora, começa uma nova rodada de negociações para a composição de alianças. Vence quem conseguir, com o apoio de outros partidos, formar maioria.

Se o resultado da boca de urna se confirmar, a situação será mais favorável para o Partido Conservador, que conseguiria, por meio de uma aliança com o Partido Liberal Democrata - repetindo o governo de coalizão formado em 2010 - garantir a maioria necessária para a vitória. 

Depois de seis semanas de uma das mais disputadas campanhas da história do Reino Unido, milhões de eleitores britânicos foram às urnas para escolher o próximo primeiro-ministro. Líderes dos partidos envolvidos na disputa compareceram logo cedo aos locais de votação.

No Reino Unido, o voto não é obrigatório. Cerca de 50 milhões de pessoas se inscreveram para votar. As cédulas, de papel, foram depositadas em urnas distribuídas em cerca de 500 mil locais de votação. São 650 distritos eleitorais e o candidato mais votado em cada um deles passa a ocupar uma cadeira na Câmara dos Comuns, a casa legislativa de maior atuação na Grã-Bretanha.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias