Boca Juniors tem até amanhã para explicar à Conmebol agressão a adversário

Publicado em 15/05/2015 - 17:51 Por Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Buenos Aires

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com sede em Assunção, no Paraguai, definirá amanhã (16) que tipo de sanções aplicará ao time argentino Boca Juniors, pela agressão que jogadores do River Plate sofreram ontem à noite (14) no Estádio La Bombonera.

Uma das punições possíveis é dar a vitória ao River, porque o jogo teve de ser suspenso antes do início do segundo tempo. Nesse caso, o River Plate jogaria contra o Cruzeiro nas quartas de finais da Taça Libertadores da América.

O incidente ocorreu no chamado superclássico entre dois históricos rivais do futebol argentino, durante a segunda partida das oitavas de final da Libertadores. O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0. No momento em que os jogadores do River retornavam para o segundo tempo, foram agredidos com um gás toxico.

Os responsáveis pela agressão conseguiram perfurar o túnel de plástico, que deveria garantir a segurança dos jogadores do River do vestuário até o campo. Quatro jogadores foram hospitalizados, com vômitos, pele queimada e ardência nos olhos.

O jogo teve de ser suspenso. Dois processos judiciais foram abertos: um para tentar descobrir o autor do atentado e outro para apurar falhas na segurança do time anfitrião.

A direção do Boca Juniors tem até as 14h (16h horário de Brasília) de amanhã para dar explicações à Conmebol. Entre os juízes que decidirão as sanções ao clube há um brasileiro, Caio César Vieira Rocha, mas nenhum argentino.

Presidente do Boca, Daniel Angelici manifestou “dor, angústia e tristeza” com o ato de violência de ontem à noite. Segundo ele, o clube “cumpriu todos os protocolos de segurança”. Angelici afirmou que o Boca aceitará as sanções que receber.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias