Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Nepal

Publicado em 12/05/2015 - 08:18 Por Da Agência Lusa - Katmandu
Atualizado em 12/05/2015 - 08:36

Um novo terremoto de 7,3 graus na Escala Richter sacudiu a capital do Nepal, Katmandu, na terça-feira (12)

De acordo com o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo, ocorreram ainda vários tremores secundáriosNarendra Shrestha/EPA/Agência Lusa

Um novo terremoto, de 7,3 graus na Escala Richter, estremeceu hoje (12) o Nepal deixando pelo menos quatro mortos e levou ao fechamento do aeroporto da capital, Katmandu, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo, ocorreram ainda vários tremores secundários. O observatório indicou que o sismo de 7,3 graus ocorreu a 76 quilômetros a Leste de Katmandu, tendo sido seguido meia hora depois de um segundo abalo de magnitude 6,3 gaus.

“Segundo as informações obtidas no local, quatro pessoas morreram no desmoronamento de edifícios”, disse Paul Dillon, porta-voz da Organização Internacional para as Migrações. 

Todas as vítimas foram registradas no distrito de Chautara, a leste da capital nepalesa. Os moradores ficaram em pânico com a hipótese de o novo sismo causar o colapso de edifícios já danificados.

No principal hospital da cidade, os doentes que ficaram feridos no final de abril foram retirados em cadeiras de rodas, enquanto o pessoal de saúde começou a montar tendas na área do estacionamento.

A região onde ocorreu o sismo de hoje foi a mais afetada pelo tremor de magnitude 7,8 ocorrido no dia 25 de abril e que provocou mais de 8 mil mortos.

O abalo de hoje também foi sentido na Índia, em Nova Délhi, a cerca de mil quilômetros do epicentro. Vários edifícios de escritórios foram evacuados na capital indiana. A polícia nepalesa pediu para a população ficar fora de edifícios.

Outras cidades do Norte da Índia também foram afetadas, incluindo Bihar, onde imagens de televisão mostraram os moradores nas ruas. O terremoto de 25 de abril deixou cerca de 100 mortos na Índia.

*Matéria alterada às 8h35 para acréscimo de informação.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.