Onda de calor matou mais de 2 mil pessoas na Índia

Publicado em 30/05/2015 - 16:49 Por Da Agência Lusa - Nova Delhi, Índia

A onda de calor que há várias semanas atinge a Índia provocou a morte de mais de 2 mil pessoas, informou hoje (30) o governo indiano. Os estados de Andhra Pradesh e de Telangana, no sul do país, são os mais afetados pelo calor.

Nos dois estados foram registradas 1.979 mortes atribuídas ao calor. No estado de Orissa houve 17 mortes. Mais nove foram registradas em outros estados, elevando o total de vítimas para 2.005.

Em Andhra Pradesh e Telangana, as autoridades lançaram campanhas de informação para ajudar os mais vulneráveis a enfrentarem o calor. A principal orientação é para o consumo de água e evitar exposição ao sol.

O órgão indiano responsável pela gestão de catástrofes naturais em Telangana informou que as temperaturas já diminuíram “ligeiramente” e não foram registradas mortes depois da última quinta-feira (28). Ao todo, morreram na região 489 pessoas.

Hoje, as temperaturas máximas chegaram a 45 graus Celsius e os meteorologistas em Nova Delhi advertiram que as altas temperaturas podem continuar em vários estados na próxima semana.

Últimas notícias