Polícia identifica suspeitos de planejar atentado no Texas

Publicado em 04/05/2015 - 20:53 Por Leandra Felipe - Correspondente da Agência Brasil/EBC - Atlanta (EUA)

A imprensa norte-americana noticiou hoje (4) que a polícia do país já identificou os dois homens mortos ontem (3) pela polícia do Texas, suspeitos de planejar um ataque a uma exposição de caricaturas sobre Maomé. Elton Simpson, de 30 anos, e Nadir Soofy, de 34 anos, dividiam um apartamento no Arizona e já eram investigados pelo FBI, o escritório federal de investigação norte-americano. Eles estavam no carro que, segundo a polícia, tinha explosivos que seriam usados no shopping, onde ocorria o evento.

O jornal The Washington Post e a Rede de TV ABC tiveram acesso a fontes policiais que revelaram a identidade dos suspeitos. De acordo com a versão apresentada pela polícia do Texas, eles foram mortos após atirar na direção da viatura policial que se aproximava do carro onde estavam.

Segundo as fontes ouvidas pela imprensa, os dois homens já eram investigados pelo FBI por ligações com o Estado Islâmico. Elton Simpson chegou a postar uma mensagem no Twitter que despertou a atenção dos policiais porque indicava que algo poderia ocorrer no domingo. O outro homem tinha passagem pela polícia. Há cinco anos ele foi deitdo quando tentava embarcar para a África, suspeito de querer se juntar ao grupo Estado Islâmico.

A exposição de caricaturas foi feita por uma organização chamada de Iniciativa de Defesa da Liberdade Americana, entidade reconhecida por pregar o ódio ao islâmico e de patrocinar campanhas publicitárias em placas de trânsito contra os muçulmanos no país.

Os organizadores informaram que o objetivo do evento era defender a liberdade de expressão, mas também provocar os grupos extremistas, numa tentativa de intimidação do Estado Islâmico. Cerca de 200 pessoas participavam da exposição que foi fortemente protegida e contou com segurança extra.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias