STF autoriza transferência de líder da máfia italiana para presídio no DF

Publicado em 28/05/2015 - 20:47 Por André Richter – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou hoje (28) a transferência do italiano Pasquale Scotti, líder da organização mafiosa napolitana Camorra, para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Ele foi preso na terça-feira (26), no Recife, em uma operação da Polícia Federal e da Interpol (Polícia Internacional).

Conforme a decisão do ministro, Scotti deve permanecer na Papuda até o fim do processo de transferência para um presídio federal, onde ficará preso até o julgamento do pedido de extradição, que ainda será feito pelo governo da Itália.

Ontem (27), o italiano foi transferido para a Superintendência da PF em Brasília, onde aguardava decisão do ministro.

Scotti é apontado como fundador da Nova Camorra Organizada – subgrupo criado após a prisão do principal chefe da Camorra, Raffaele Cutolo, em 1982. Em 2005, a Justiça italiana condenou Scotti à prisão perpétua por crimes cometidos entre 1980 e 1983, entre os quais mais de 20 homicídios, porte ilegal de armas de fogo, extorsão, intimidação e ameaças.

O italiano estava foragido desde 1984 e vivia no Recife há anos, com documentos falsos, em nome de Francisco de Castro Visconti.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias