Coleta de dados pela NSA é suspensa por falta de acordo com o Senado

Publicado em 01/06/2015 - 06:24 Por Da Agência Lusa - Washington

epa04321651 US President Barack Obama leaves the podium at the conclusion of a news conference on the situation in Ukraine, at the White House in Washington DC, USA, 18 July 2014. Malaysia Airlines flight 17 was shot do

Casa Branca qualifica de "irresponsável" atitude do SenadoMichael Reynolds/EPA/Agência Lusa

A Casa Branca acusou o Senado americano pela falha “irresponsável” ao permitir a interrupção das operações de vigilância contra o terrorismo e afirmou esperar que o problema seja rapidamente corrigido. As declarações foram feitas ontem (31).

“Apelamos ao Senado para que garanta que este lapso [temporal] irresponsável seja tão curto quanto possível”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em comunicado.

A Câmara Alta do Congresso dos Estados Unidos aprovou na noite de domingo um projeto de lei que acaba com o programa de recolhimento de dados dos cidadãos. Os congressistas mantiveram, no entanto, as disposições da Lei Patriota, cuja vigência acabou nesta segunda-feira (1º) uma vez que não foi votada a sua continuidade.

Conhecida como a Lei da Liberdade dos Estados Unidos, o texto reuniu os 60 votos necessários para continuar com o processo, cuja última votação deveria acontecer até ao final desse domingo para que os instrumentos de vigilância antiterrorista em vigor não fossem suspensos com a expiração dos dispositivos legais.

Porém, o Senado fracassou em terminar o processo a tempo o que levou a Casa Branca a apelar aos parlamentares para que assegurem que a ausência de autorização para o recolhimento de dados de conversas telefônicas dure o “menos tempo possível”.

“Em uma matéria tão crucial como a nossa segurança nacional, os senadores devem colocar de lado as suas motivações partidárias e agir rapidamente”, acrescenta a nota da Casa Branca.

A Casa Branca tinha advertido que todos os servidores da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA em inglês) que recolhem dados das conversas telefônicas americanas – hora, duração, número marcado – deixariam de trabalhar às 00h01 (horário local) caso o Senado não prolongasse a autorização legal do programa.

Últimas notícias