Exército do Egito quer trincheira ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza

Publicado em 23/06/2015 - 10:31 Por Da Agência Lusa - Cairo

epa04333587 Israel helicopters evacuate wounded soldiers, from an unspecified location near the Israeli border with the Gaza, 28 July 2014. Fighting between Israel and Hamas in the Gaza Strip quieted as the UN Security

Faixa de Gaza - Divulgação Lusa/Atef Safadi/Direitos Reservados

O Exército egípcio planeja cavar um fosso ao longo da fronteira com a Faixa de Gaza para fechar os túneis ilegais e impedir o contrabando, disse hoje (23) fonte oficial da província do Norte do Sinai à agência espanhola EFE.

O projeto prevê que o fosso, a 2 quilômetros da fronteira com a área controlada pelos palestinos, tenha comprimento de 10 quilômetros, largura de 10 metros e profundidade de 20.

A trincheira contaria com torres de vigilância na fronteira de 14 quilômetros entre o Norte da Península do Sinai e a Faixa de Gaza.

O plano já foi analisado em várias reuniões do governo egípcio e a decisão terá de ser aprovada pelas Forças Armadas, adiantou a mesma fonte.

Os palestinos de Gaza construíram centenas de túneis para passar mercadorias do Egito devido ao bloqueio israelense à região palestina, sobretudo desde que o movimento islâmico Hamas chegou ao poder no território em 2007.

O Egito tem denunciado que os túneis também são usados para o contrabando de armas e para a entrada de radicais no Sinai, onde se instalaram grupos jhadistas, que têm feito atentados contra as forças de segurança egípcias.

As relações entre o Cairo e o Hamas vêm se deteriorando desde o golpe militar de julho de 2013 contra o então presidente egípcio Mohamed Morsi.

Últimas notícias