Referendo na Grécia perde o sentido com fim do resgate na terça-feira, diz FMI

Publicado em 28/06/2015 - 09:55 Por Da Agência Lusa - Washington

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, informou hoje (28) que o referendo na Grécia deixa de fazer sentido com o fim do programa de resgate, na terça-feira (30).

“Não posso falar pelo programa do FMI, porque ele continua válido, mas o resgate financeiro europeu expira em 30 de junho. Portanto, pelo menos do ponto de vista legal, o referendo terá a ver com propostas e acordos que já não são válidos. É uma questão legal”, afirmou Lagarde.

Lagarde também alertou o governo grego liderado por Alexis Tsipras de que a Grécia deixará de ter acesso a qualquer financiamento do FMI se não reembolsar o Fundo em cerca 1,6 milhões de euros até 18h de terça-feira em Washington, o que equivale às 23h em Lisboa.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras anunciou sexta-feira (26) a intenção de convocar um referendo para 5 de julho. Ontem (27), o Eurogrupo recusou a concessão de novo prazo para a Grécia realizar a consulta ao povo. Alexis Tsipras quer saber se o povo grego aceita as condições dos credores internacionais para um acordo com Atenas. 

O primeiro-ministro assegurou que o referendo sobre o resgate será realizado e não vai "pedir autorização" aos parceiros para "dar a palavra ao povo", prometendo continuar disposto a chegar a um acordo.

O anúncio de Alexis Tsipras foi feito no fim de um debate no Parlamento com duração de 14 horas. No encerramento,  foi votada a realização do referendo sobre as medidas propostas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Últimas notícias