Facebook anuncia drone gigante para levar internet a áreas remotas do planeta

Publicado em 31/07/2015 - 09:07 Por Da Agência Lusa - São Francisco (EUA)

A rede social Facebook anunciou hoje (31) que construiu um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros, para levar a internet a áreas remotas do planeta.

O veículo aéreo não tripulado, chamado Aquila, é alimentado por energia solar e pode permanecer no ar por um período de 90 dias.

O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à internet nos países em desenvolvimento.

“Desde que lançamos a internet.org, a nossa missão tem sido encontrar formas para facilitar a conectividade entre mais de 4 bilhões de pessoas que não estão online”, afirmou a empresa em comunicado.

O Facebook indicou que as parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de internet a mais de 1 bilhão de pessoas.

Para atingir o objetivo de levar internet a todos os cantos do planeta, o Facebook está trabalhando com drones, satélites, lasers e tecnologia terrestre.

Os investidores do Facebook anunciaram também hoje que descobriram uma forma de utilizar lasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.

Últimas notícias