Mundo nunca esteve tão perto de acordo nuclear, diz chanceler iraniano

Publicado em 03/07/2015 - 17:22 Por Da Agência Lusa - Viena

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse hoje (3) que o Irã e as grandes potências do Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas [ONU] – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China – mais a Alemanha) nunca estiveram “tão perto” de um acordo duradouro sobre o programa nuclear iraniano.

“Apesar de algumas divergências, nunca estivemos tão perto de um acordo duradouro”, disse Zarif. “No entanto, um acordo não é ainda certo”, acrescentou.

O chefe da diplomacia iraniana afirmou que o país está disposto a cooperar na luta contra desafios comuns, como o extremismo. “Estamos prontos a abrir novos horizontes para enfrentar os desafios importantes e conjuntos. Hoje, a ameaça comum é o rápido crescimento do extremismo violento e da barbárie sem limites”, ressaltou Zarif.

Após uma maratona de negociações, iniciada no fim de semana passado em Viena, para tentar obter um acordo até 30 de junho, o Irã e o Grupo 5+1 decidiram prolongar o prazo até 7 de julho.

O objetivo é garantir, pelo maior período de tempo possível, que o programa nuclear iraniano tenha unicamente fins civis, em troca da suspensão de sanções que bloqueiam a economia da potência regional xiita de 78 milhões de habitantes.

Últimas notícias