Comissão Europeia estende ajuda aos agricultores afetados por embargo russo

Publicado em 07/08/2015 - 10:43 Por Da Agência Lusa - Bruxelas

A Comissão Europeia aprovou hoje (7) formalmente a decisão de estender o apoio aos produtores de frutas e legumes até 2016 para minimizar o impacto do embargo russo às importações de produtos agrícolas da União Europeia.

“Introduzida pela primeira vez no ano passado, em resposta à proibição russa às importações de produtos agroalimentares da União Europeia, o anúncio de hoje surge após a decisão da Rússia de prorrogar as medidas restritivas por um período adicional de 12 meses”, acrescentou, em comunicado, a Comissão Europeia.

A medida abrange vários produtos e prevê, aos estados-membros, volume adicional de referência até 3 mil toneladas, em função das exportações para a Rússia nos três anos que antecederam o embargo.

O governo russo restringiu as importações de vários produtos agroalimentares provenientes da União Europeia, como carne, produtos lácteos e frutas e hortaliças.

Em 2013, as exportações de produtos agrícolas para a Rússia atingiram 5,2 bilhões de euros (4% do total de bens agroalimentares).

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias