Incêndio destrói edifício que serviria de alojamento a refugiados na Alemanha

Publicado em 24/08/2015 - 08:51 Por Da Agência Lusa - Berlim

Um incêndio destruiu hoje (24) um edifício desabitado que deveria se transformar em habitação para refugiados, na cidade de Weissach im Tal, no Sudoeste da Alemanha.

Não se sabe ainda as causas do incêndio, mas a polícia não descarta a possibilidade de ter sido um atentado xenofóbico. A cidade já registrou ocorrências contra estrangeiros antes.

Em 2004, um centro para refugiados foi alvo de um atentado protagonizado por um neonazista de 17 anos, que lançou dois coqueteis-molotov no prédio.

O aumento no número de refugiados no país é um desafio para as autoridades alemãs, tanto do ponto de vista logístico quanto político. O estado federal de Baden-Württenberg calcula que, durante este ano, devem chegar 100 mil refugiados ao país.

Nos últimos meses, os ataques a lares de refugiados em todo país têm se multiplicado. Atualmente, um dos focos de atenção encontra-se em Heidenau, no Leste do país, onde houve confrontos entre  grupos neonazistas e manifestantes de esquerda que se solidarizaram com os refugiados.

O vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, viaja hoje para Heidenau.

Últimas notícias