Inundações em Myanmar deixam pelo menos 27 mortos

Publicado em 02/08/2015 - 10:51 Por Da Agência Lusa - Bangoc

Pelo menos 27 pessoas morreram em Myanmar (antiga Birmânia) e aproximadamente 156 mil foram afetadas devido a inundações provocadas pelas chuvas intensas registradas nas últimas semanas.

O Gabinete de Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou, em seu mais recente relatório, que muitas regiões do país continuam isoladas e prevê um aumento “significativo” do número de vítimas, à medida que as equipes de regaste têm acesso aos locais afetados.

Os estados de Rakhine e Chin, no Oeste, e as áreas de Sagaing e Magway, no Centro e no Norte do país, são os mais prejudicados e foram declarados zonas de desastre natural pelo presidente, Thein Sein.

De acordo com a agência da ONU, relatórios preliminares indicam que a subida das águas causou danos em abrigos e várias infraestruturas nos campos de Sittwe, em Rakhine, onde vivem cerca de 100 mil deslocados da minoria muçulmana Rohingya.

Em Magway, os moradores de cerca de 70 aldeias do município de Pwintbyu foram obrigados a procurar refúgio em escolas e mosteiros, enquanto em Haka, no estado de Chin, pelo menos 100 casas foram destruídas na sequência de um deslizamento de terra.

O governo, militares e agências humanitárias tentam alcançar as regiões afetadas para distribuir água, comida, mantas e medicamentos, entre outros bens essenciais, acrescentou a agência da ONU.

Últimas notícias