Sobe para 104 número de mortos em explosão na China

Publicado em 15/08/2015 - 19:32 Por Da Agência Lusa - HONG KONG

O número de mortos pelas explosões de quarta-feira (12) no porto chinês de Tianjin subiu para 104 pessoas, informou a agência de notícias Xinhua. Na contagem anterior, o número de mortos divulgado pela agência oficial de notícias era de 85. Os moradores próximos ao local da explosão receiam o alastramento de cianeto de sódio, um gás altamente venenoso.

Apesar do conteúdo específico dos conteineres ainda permanecer desconhecido, especialistas que colaboram na investigação consideram ser possível que armazenem cianeto de sódio, altamente tóxico, entre outros produtos químicos, como nitrato de amônio, nitrato de potássio e carboneto de cálcio.

Ainda neste sábado (15) um homem foi resgatado vivo a cerca de 50 metros do epicentro das explosões ocorridas na quarta-feira. Segundo a agência Xinhua, o homem foi encontrado por especialistas em guerra química, que foram hoje ao local do desastre e o transportaram de imediato para um hospital na cidade.

A vítima "estava consciente e conseguia falar", de acordo com os responsáveis pelo resgate. Na sexta-feira (13) tinha sido já resgatado dos escombros um bombeiro de 19 anos. As autoridades esperam que a colaboração de 70 especialistas em produtos químicos, que se deslocaram hoje ao local, permita conhecer mais dados, verificar o número de vítimas e encontrar mais sobreviventes.

Hoje foi deflagrado um novo incêndio no armazém, sendo que vários incêndios e explosões de pequena dimensão têm sido registados desde quarta-feira, dificultando as operações de busca e salvamento.

Maior porto do norte da China, situado a 150 quilômetros de Pequim, Tianjin é a sede de um município com cerca de 15 milhões de habitantes.

Últimas notícias