Parlamento alemão aprova terceiro resgate à Grécia

Publicado em 19/08/2015 - 08:21 Por Da Agência Lusa - Berlim

O Parlamento alemão (Bundestag) aprovou hoje (19) o terceiro resgate à Grécia, com 454 votos a favor, 113 contrários e 18 abstenções. O resgate, da zona do euro, deverá chegar a 86 bilhões.

O debate desta manhã foi aberto pelo ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, que pediu apoio ao programa, afirmando que só assim a economia grega poderá voltar a crescer. Ele disse que os ajustes “são irrenunciáveis, sobretudo dentro da União Monetária”.

Na votação alemã repetiu-se o que ocorreu em 17 de julho, quando o Parlamento alemão aprovou a abertura de negociações com Atenas. Na ocasião, cerca de 60 deputados da União Democrática Cristã (CDU), de Angela Merkel, rejeitaram a proposta.

Apesar disso, nas duas ocasiões, as propostas foram aprovadas, uma vez que a CDU e o parceiro de coligação, o Partido Social-Democrata, de Sigmar Gabriel, detêm 80% das cadeiras no Parlamento.

Do lado da oposição, os Verdes apoiaram o resgate, enquanto o A Esquerda se dividiu entre votos contra e abstenções.

O resgate ainda tem de ser aprovado em uma votação marcada para hoje pelo Parlamento da Holanda. O programa tem de ser submetido também à votação parlamentar na Alemanha, Áustria, Finlândia e Estônia.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias