Rafael Correa decreta estado de exceção no Equador por causa de vulcão

Publicado em 15/08/2015 - 19:11 Por Agência Lusa - Quito

O presidente da República do Equador, Rafael Correa, afirmou que decretará estado de exceção e que mobilizará recursos para enfrentar situações relacionadas com o vulcão Cotopaxi, que registou hoje (15) várias explosões, emitindo cinzas e fumos piroclásticos (materiais emitidos pela erupção).

“Anuncio ao país que, nas próximas horas, assinarei o decreto de estado de exceção, devido ao aumento de atividade do vulcão Cotopaxi”, informou o relatório semanal do presidente.

Segundo Correa, o decreto possibilita, em caso de emergência, a “mobilização de recursos financeiros de de diversos setores, incuindo privados, exceto da educação e saúde”. O presidente acrescentou que, nesses casos. “basicamente controla-se a comunicação e a informação”. Correa apelou à colaboração dos meios de comunicação do país

As autoridades do Equador também decidiram suspender a operação de evacuação de algumas povoações perto do vulcão Cotopaxi, "porque não se verifica ameaça de deslizamento de terras da zona montanhosa.

O ministro da Segurança, César Navas, disse que a decisão foi tomada na sequência da observação do vulcão por meios aéreos, com participação de técnicos do Instituto Geofísico e outros organismos de proteção civil.

“Até ao momento, nas zonas inspecionadas não existe nenhuma possibilidade de deslizamentos, nem potencial ameaça nesse sentido”, afirmou o ministro. Ele informou que manterá a "evacuação preventiva" nas localidades de Pedregal e Loreto.

 

Últimas notícias