Japão determina à indústria automobilística que verifique veículos a diesel

Publicado em 29/09/2015 - 06:55 Por Da Agência Lusa - Tóquio

As autoridades japonesas anunciaram hoje (29) que pediram a fabricantes de automóveis que verifiquem se os veículos a diesel respeitam as normas de emissão de gases, após o escândalo da Volkswagen.

O pedido foi feito a quatro grupos japoneses que utilizam essa tecnologia - Toyota, Nissan, Mazda e Mitsubishi Motors –, bem como aos fabricantes europeus envolvidos.  Eles devem entregar um relatório até sexta-feira (2).

“Estamos colhendo informações para compreender o que se passou. De acordo com as conclusões, veremos se o nosso sistema atual de inspeções é suficiente”, disse à agência France Press um representante do ministério.

Há 11 dias, a Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de alterar o desempenho dos motores em relação às emissões de gases poluentes, por meio de um software incorporado ao veículo.

Dois dias depois, a Volkswagen reconheceu que alterou os dados e, na terça-feira passada (22), anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite essa alteração. O caso já levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller, que era da Porche.

Últimas notícias