Muçulmanos iniciam hoje peregrinação para Meca

Publicado em 22/09/2015 - 10:35 Por Da Agência Lusa - Meca (Arábia Saudita)

Milhares de muçulmanos começam hoje a se deslocar para o vale de Mina, em Meca, para a peregrinação que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.

Este ano, a peregrinação para a cidade santa é marcada pela tragédia ocorrida há dez dias, após um acidente com uma grua (equipamento usado em obras), que caiu no interior da grande mesquita de Meca e causou a morte a 107 pessoas e ferimentos em 238.

Quase 2 milhões de pessoas são esperadas na peregrinação deste ano, em meio à guerra da Arábia Saudita no Iêmen e no momento em que aumenta a violência jihadista em alguns países muçulmanos.

Anteriormente marcada por tumultos e incêndios que mataram centenas de pessoas, a peregrinação tem ocorrido sem incidentes na última década, depois de melhorias na segurança.

A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos a fazem pelo menos uma vez na vida.

No decorrer da celebração, os peregrinos ficam em tendas construídas especialmente para o evento. A cidade só ganha vida nesta época do ano.

Durante as peregrinações não se deve usar mais nada além das vestimentas brancas próprias (ihram). Os pés devem permanecer descalços, devido à crença de que, durante a celebração todos os sinais de riqueza devem ser retirados do corpo, simbolizando que perante Deus todos são iguais.

Últimas notícias