Naufrágio na Malásia deixa pelo menos 13 migrantes mortos

Publicado em 03/09/2015 - 06:49 Por Da Agência Lusa - Kuala Lumpur

Pelo menos 13 pessoas morreram hoje (3) no Estreito de Malaca (principal passagem marítima entre os oceanos Índico e Pacífico), no naufrágio de uma embarcação que transportava cerca de 70 migrantes indonésios, informou à Agência France Press Mohamad Aliyas Hamdan, dos Serviços Marítimos da Malásia.

O pequeno barco afundou no mar agitado, na Costa Oeste do país, perto da cidade de Sabak Bernam, no estado de Selangor. "Os pescadores socorreram 13 pessoas e encontraram os corpos de mais 13”, acrescentou Aliyas.

Com base no tamanho do barco, as autoridades estimam que estivessem a bordo cerca de 70 pessoas, mas os pescadores locais disseram que poderia haver até 100 migrantes.

"Destacamos 12 navios, um avião e cerca de 200 funcionários para as operações de busca e resgate das vítimas", disse o representante malaio.

As autoridades do país ainda têm de verificar a nacionalidade das vítimas. Os corpos serão levados para um hospital público em Teluk Intan, no estado vizinho de Perak.

"Não temos a certeza se os migrantes tentavam entrar na Malásia ou abandonar a Malásia ilegalmente", observou Aliyas, que classificou o naufrágio como a pior tragédia de barco este ano.

A Malásia, a terceira maior economia do Sudeste Asiático, tem atraído indonésios que buscam emprego.

Estima-se que cerca de 2 milhões de imigrantes ilegais – a grande maioria da Indonésia – trabalhem na Malásia.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias