Ataque contra manifestação pela paz na Turquia foi ordenado pelo Estado Islâmico

Publicado em 28/10/2015 - 14:31 Por Da Agência Lusa - Ancara

O atentado do dia 10 de outubro, que matou 102 pessoas e feriu mais de 500 em uma marcha pela paz em Ancara, foi organizado pelo grupo Estado Islâmico, afirmou hoje o procurador turco encarregado do inquérito.

“Foi determinado que o grupo [que perpetrou o ataque] planejou atentados na Turquia, depois de receber instruções diretas da organização terrorista Daesh [acrónimo árabe do grupo Estado Islâmico], na Síria”, lê-se numa declaração publicada hoje (28) na página da internet do gabinete do procurador de Ancara.

O ataque foi contra uma manifestação pacifista, organizada pela esquerda turca e por ativistas pró-curdos, e foi o que provocou mais mortes na Turquia.

Responsáveis turcos indicaram anteriormente que o ataque foi perpetrado por dois homens-bombas, um dos quais turco, e que o Estado Islâmico era o “suspeito número um”, embora tenham admitido que os responsáveis podiam ser rebeldes curdos.

Segundo o procurador, o grupo jihadista pretendia com o ataque “adiar as eleições legislativas de 1° de novembro criando uma situação de caos e instabilidade”.

Últimas notícias