“Não temos plano B nem planeta B” sobre preservação da Terra, diz Ban Ki-moon

Publicado em 19/10/2015 - 17:32 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse hoje (19) que não há tempo a perder para se alcançar um novo acordo global climático na 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21), em dezembro, em Paris.

“Eu tenho alertado os Estados-Membros de que não temos plano B porque não temos um planeta B. O processo de negociação tem sido muito lento, infelizmente. É muito frustrante ver que os negociadores têm negociado apenas baseados em suas perspectivas nacionais muito estreitas. Esta não é uma questão de uma nação individual, este é um assunto global”, disse Ban, em visita a Bratislava, na Eslováquia.

O secretário-geral afirmou estar “razoavelmente otimista” de que os países firmem um acordo climático universal robusto. “Enquanto os Estados-membros têm discutido e perdido tempo, o fenômeno da mudança climática tem impactado nosso planeta. Temos visto padrões climáticos extremos nos últimos anos. Não importa se você vive em uma região rica e próspera, como a União Europeia. A mudança climática não está atingindo apenas o mundo em desenvolvimento. Os cientistas têm alertado que a alteração climática está acontecendo e se aproximando muito mais rápido do que o esperado”.

Ao final da COP21, um novo acordo global climático será firmado entre os 196 membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), que entrará em vigor a partir de 2020, em substituição ao Protocolo de Quioto.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias