Encontrados 85 corpos de migrantes em praias líbias nos últimos cinco dias

Publicado em 05/10/2015 - 11:04 Por Da Agência Lusa - Trípoli

Pelo menos 85 corpos de migrantes foram encontrados nos últimos cinco dias nas praias do litoral da Líbia, informou hoje (5) uma organização de apoio humanitário que trabalha na região.

Os voluntários do Crescente Vermelho recuperaram, desde terça-feira (29), 85 corpos em estado de decomposição, que chegaram às praias localizadas entre Tripoli e Sabratah, cidade costeira a 66 quilômetros (km) a oeste da capital Trípoli, disse, em declaração à agência France Press, Mohamad Al Misrati, porta-voz da organização humanitária não governamental, ligada à Cruz Vermelha Internacional.

O representante do Crescente Vermelho não deu informações sobre os países de origem das vítimas.

A Guarda Costeira líbia informou hoje que foram resgatadas 212 pessoas, incluindo 22 mulheres, que estavam a bordo de dois botes. A operação ocorreu ao largo de Garaboulli, a 60 km a leste de Trípoli.

“Recebemos informações que indicavam a presença de dois grandes botes”, disse um oficial da Guarda Costeira líbia, acrescentando que a maioria dos migrantes era proveniente do Senegal e do Sudão.

Com 1.770 km de costa, a Líbia tornou-se ponto central da imigração ilegal, que tem como destino a Europa.

A ausência de controle na fronteira, os meios limitados da Guarda Costeira e o caos na Líbia (país dividido por violenta disputa entre duas autoridades rivais) têm sido os fatores que mais contribuem para o aumento do número de refugiados.

A grande maioria dos migrantes tenta alcançar a ilha italiana de Lampedusa, ao sul da Sicília, a pouco mais de 300 km da costa líbia.

Aproximadamente 515 mil migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde o início do ano e cerca de 3 mil morreram ou estão desaparecidos, segundo o mais recente relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Últimas notícias