Rússia bombardeia cidade de Raqqa, reduto do Estado Islâmico na Síria

Publicado em 02/10/2015 - 08:56 Por Da Agência Lusa - Moscou

Aviões de combate russos bombardearam a cidade síria de Raqqa, reduto de jihadistas do grupo extremista Estado Islâmico (EI) no Nordeste do país, e destruíram infraestruturas “utilizadas para treinar terroristas”. A informação foi anunciada hoje (2) pelo Ministério da Defesa russo.

“Em 1º de outubro, caça-bombardeiros Su-34 atacaram um campo de treinamento do EI e um posto de comando camuflado a sudoeste da cidade de Raqqa”, informou o ministério em comunicado.

“Como resultado dos ataques, o posto de comando foi neutralizado e a infraestrutura utilizada para treinar terroristas foi completamente destruída”, acrescentou.

O anúncio da Rússia foi feito pouco depois de a organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos ter informado que pelo menos 12 combatentes do EI morreram em bombardeios contra Raqqa.

Os aviões de combate, que a organização disse desconhecer se eram russos ou da coligação internacional, bombardearam a área nove vezes.

Entre os mortos há combatentes sírios e de outras nacionalidades, assim como um comandante iraquiano e outro tunisiano.

A aviação russa iniciou na quarta-feira (30) ataques aéreos na Síria. Moscou garante que os alvos são posições do Estado Islâmico, mas os primeiros bombardeios foram nas províncias de Idleb, no Nordeste, Homs e Hama, no centro da Síria, tendo visado aparentemente grupos da oposição moderada, apoiados e treinados pelos Estados Unidos.

Últimas notícias